8 motivos para as empresas não utilizarem redes sociais

Posted: 28 de abril de 2010 by Finho in Marcadores: , , , , , ,
6

Post adaptado do Blog Outspoken Media


Ultimamente, só se fala em mídias sociais e como elas podem ajudar o seu negócio. Empresas de todos os setores e tamanhos estão se aventurando na novidade em busca de uma relação mais intensa com os consumidores.

Mas, afinal, será que todas as empresas precisam mesmo falar nas redes sociais? Ou como diria um amigo meu: "Por que raios a Tintas Universo tem um Twitter? Quantas pessoas querem saber o que se passa no dia-a-dia de uma marca específica? algo que seja mais profundo do que promoções pontuais.

A seguir, faço uma pequena lista de quando as empresas NÃO devem construir uma estratégia de redes sociais.

1. Sua empresa não tem habilidades sociais (e não quer fingir que tem).
Mídias sociais são centradas em pessoas. Isso significa que se sua empresa não consegue lidar com pessoas, é melhor se afastar. Porque existe uma coisa pior do que não ter presença em mídias sociais: Ser utilizado como estudo de caso sobre má conduta nas redes. Se conversar com pessoas é uma experiência assustadora, contrate um profissional para cuidar da sua interação social online.


2. Sua empresa não tem senso de humor/não aguenta críticas.
Bem vindo a internet. Se sua empresa não consegue rir de si mesma ou de outros, você não pertence à esse meio. Frequentemente, o sucesso em redes sociais significa ser capaz de abraçar e relevar o que é estranho e imprevisível sobre sua companhia e usar isso a seu favor. É rir junto das pessoas que estão rindo da sua marca e transformar isso em algo bom. Empresas que são muito sérias e demasiadamente preocupadas com a imagem são esmagadas pelos internautas e não devem navegar nessas águas.

3. Sua empresa quer entrar na modinha.
Alguns profissionais são curiosos. Para eles, mídia social significa criar um blog/Twitter/Facebook/LinkedIn e esperar pacificamente por leads, tráfego, RTs e mídia espontânea. Infelizmente, as mídias sociais não vem acompanhadas de varinhas mágicas. Para obter retorno, sua empresa terá que medir a eficiência das ações assim como qualquer outra estratégia de marketing. Se você não tem tempo para criar um plano de marketing voltado para midias sociais ou não quer alocar recursos para essa área, então não desperdice seu tempo criando contas online. Invista em outra opção.

4. Sua empresa tem problemas para se abrir.
Não basta apenas ser autêntico ou transparente. Também é preciso adicionar algo relevante à conversa. As empresas que se dão bem com mídias sociais não são apenas abertas, como também apresentam algum conteúdo diferenciado. Antes de se envolver, descubra como sua companhia irá utilizar essa nova plataforma e como ela se encaixará no perfil da sua empresa. Não contrate alguém para blogar como seu CEO ou use o Twitter para bombardear 5000 tweets por dia. Isso não é ser aberto, mas usar as mídias sociais como ferramenta ao invés de usá-las estratégia.

5. Sua empresa quer apenas vender.
Claro que o objetivo final é vender, mas sua eempresa não terá êxito sem antes cativar e criar um relacionamento com o consumidor. Isso significa ouvir antes de falar. Você precisa ouvir o que estão falando sobre sua empresa, marca e produto. Você precisa ouvir o que as pessoas querem e só então, pensar em uma forma de oferecer isso. O caminho é pensar em uma mensagem direcionada e não gritar a sua mensagem para um bando de estranhos.

6. Sua empresa encara as mídias sociais como um jogo de números.
Você precisa de 5000 seguidores no Twitter, 10000 fãs no Facebook e 20000 amigos no Orkut para rivalizar com as empresas concorrentes. Você não sabe por que você precisa deles ou quem são as pessoas que quer atrair. Você só os quer para mostrar que parece que sabe o que está fazendo. A rede não é composta apenas por números, mas sim pela influência da sua rede; dependendo do caso, 100 seguidores podem ser mais valiosos do que 1000.

7. Sua empresa pensa que o Twitter é uma estratégia de mídias sociais.
O Twitter é uma ferramenta para midias sociais, assim como o Facebook ou um blog. Isso significa que você precisa de uma estratégia sustentando todas as suas ações nessas redes. Você não compra um martelo esperando que venha uma casa junto. As mídias sociais devem ser encaradas de forma similar. Midia social não é o Twitter, mas sim o que você pode conquistar a partir da utilização do Twitter.

8. Sua empresa não tem uma cultura social.
Algumas empresas simplesmente nunca conseguirão criar uma cultura engajada de mídia social. Se a sua empresa precisa passar por milhares de processos burocráticos para cada movimento ou é pouco permissiva com o uso de computador no trabalho, simplesmente desista. Se a sua empresa é conservadora e rígida por natureza, poucos irão ligar para o que você quer transmitir nas comunidades sociais. Os consumidores gostam de marcas que são interessantes, que envolvem. Não adianta mostrar ao mundo alguma coisa que não faz parte da sua essência, pois uma hora ou outra, o discurso vai cairem contradição.

6 comentários:

  1. São excelentes argumentos, mas simplesmente abolir as redes sociais pode não ser a melhor opção.
    Marcas grandes e importantes, inclusive do negócio do luxo, estão investindo fortemente nas redes sociais.
    Pode ser que ainda não tenham encontrado a fórmula correta de se comunicar, pois esse é um fenômeno recente, mas é inegável a importancia destas ferramentas.
    A questão de se mostrar vulnerável perante a críticas abertas pode ser um sinal positivo dependendo da postura da empresa, em buscar soluções e mostrar-se disposta a reverter quadros negativos.
    As empresas se renovam, assim como o mercado, e cada vez mais essa renovação tem de ser rápida, para acompanhar a velocidade das mudanças de um novo mundo digital.

  1. Anônimo says:

    No começo eu dei risada do texto...achei que tava muito ranzinza hahahaha.

    Mas depois achei muito inteligente. Tá muito bom, Gui! Excelente análise!

    beijo

  1. Finho says:

    Obrigado pelos comentários projetor e Arlindo.

    Arlindo, concordo perfeitamente com suas colocações e eu sou um defensor ferrenho de empresas utilizando redes sociais. Entretanto, a minha intenção nesse texto foi demonstrar que não são TODAS as empresas que precisam utilizar essa estratégia. Além disso, as empresas que optarem por utilizar redes socias, devem traçar um plano estratégico com ambições definidas.

    Como você bem apontou, estamos aprendendo a utilizar essa ferramenta e aos poucos alcancaremos as diretrizes corretas.

    Obrigado pelo comentário e continue participando..

  1. Graziela says:

    Eu não colocaria 8 motivos para não usar, mas sim, os 8 erros q não podem ser cometidos. Acredito q as redes sociais são importantes em diversos aspectos, mas as empresas precisam avaliar melhor cada meio e definir os objetivos q pretende atingir. Alguns erros não podem ser cometidos, no entanto, bastariam apenas alguns cuidados para q isso não aconteça.
    Até mesmo a padaria do seu “Zé” q aparentemente não teria o porq utilizar as redes sócias, poderia ser bem beneficiada com essas ferramentas, desde q estejam preparadas para lidar com as vantagens da internet.
    Os pontos positivos serão sempre muito maiores q os negativos, basta tomar sempre alguns cuidados.

  1. Finho says:

    Oi Zi! Que bom ver que você passou a nos acompanhar. Como vai a nossa querida Marcos?

    Concordo com o que você diz em relação ao título. Pensando melhor, a sua sugestão é mais adequada do que a que eu criei. Também concordo quando você diz que "as empresas precisam avaliar melhor cada meio e definir os objetivos q pretende atingir". Isso é algo muito raro, pois em geral, as empresas atualmente estão apenas preocupadas em criar perfis de redes sociais sem saber muito pra onde estão caminhando.

    Apesar disso, diferentemente de você, eu não acho que seja um processo simples. Além do cuidado citado, as empresas precisam elaborar um plano de marketing com objetivos, ações e estratégias na internet, assim como é feito no meio offline.

    Beijos!

  1. Graziela says:

    Oi Gui... amei o blog... Parabéns... Excelentes textos...
    Eu sai da Marco e estou desesperadamente a procura de algo novo... hehehehe

    Bjoss

Related Posts with Thumbnails