Trainee Próximos Líderes Natura - Across

Posted: 2 de setembro de 2009 by Finho in Marcadores: , ,
4

Nesse ano, um processo inovador está disputando os holofotes com os concorridos programas da Unilever e da Ambev. Não é preciso ser muito perspicaz para perceber que com raras exceções, os programas sempre se baseiam na lógica do "triagem-prova-dinâmica/case-entrevista-entrevista". Os jovens saturados também respondem à altura, inscrevendo-se em todos os programas de trainee possíveis com a esperança de passar em um. E cada vez mais, a idéia do trabalho dos sonhos é arquivada cuidadosamente na lixeira. Se por um lado, o jovem está um pouco indiferente com relação a atuação da empresa pensando quase únicamente no salário e na carreira relâmpago, as empresas nos prestigiam com processos burocráticos, previsíveis e quase sempre orientados somente por resultados.

Mas eis que surge um programa chamado Próximos Líderes. Do dia pra noite, centenas de posts no orkut e milhares de jovens dizendo-se apaixonados por um vídeo teaser. Eu não sei se existe paixão à primeira vista, mas não menosprezo a capacidade do ser humano de se encantar com novidades. Somos convidados a entrar no site e logo de cara, percebemos algo estranho; não sabemos a empresa que está por trás do processo. O site apresenta os valores da empresa e outras características institucionais. Mas por que isso seria estranho? Quantas vezes não começamos a curtir alguém por suas idéias e atitudes e só depois passamos a conhecer essa pessoa de verdade? ou trazendo pro âmbito profissional, se realmente acreditamos nos valores de uma empresa que diferença faz o seu nome ou o salário inicial? Por que ao invés de ficarmos obcecados com as provas para depois pensarmos nos valores de uma empresa não invertemos a ordem, fazendo um filtro de interesse em detrimento de um filtro de resultados?

Na primeira etapa, a empresa convida os participantes para dizer o que eles esperam do processo seletivo. Na segunda etapa, somos convidados a assistir cinco pedacinhos de video e refletir sobre o mundo, o trabalho e qualidade de vida. Pela primeira vez em um processo, eu realmente senti que precisava pensar para escrever algo que valesse a pena, sorri, me emocionei. Agora estou ansioso pelas próximas fases. Não sei se estou apaixonado, mas definitivamente não paro de pensar nesse processo.

PS: Após a realização desse texto, a empresa Natura assumiu ser a responsável pelo processo.

Compartilhe o conhecimento com a sua rede

Add To Facebook I'm reading: Trainee Próximos Líderes Natura - AcrossAdd To Yahoo Stumble This Bookmark e Compartilhe

4 comentários:

  1. Avz says:

    Todo processo seletivo é falho, pois tenta inferir o não-visto através do visto. É assim com programas de trainee (nunca sei como escreve essa porra), vestibular e, até, a decisão de quem você quer namorar. Esses processos também tem um grande poder em mãos, porque o "NÃO" daquela empresa com a qual você sabe que se identifica, daquela faculdade que é seu sonho ou da mulher com que você tem certeza que se daria muito bem é muito frustrante (ainda mais quando você imagina que a causa tenha sido um erro do processo seletivo e não de incompatibilidade entre você e o ser desejado). Como vivemos na modernidade líquida e não temos nada a perder mesmo, terminamos nos inscrevendo em tudo que aparece pela frente, e como todos fazemos a mesma coisa, o número de candidatos por vaga explode, tornando o processo seletivo ainda mais ineficaz.
    Como ressaltou o Dorf, em toda esta dinâmica muitas vezes terminamos esquecendo aquilo que é (ou deveria ser) primordial: é isto que eu quero fazer? eu me identifico com a empresa? eu tenho a ver com este curso?
    Achei muito interessante que um programa de trainee (copiei a ortografia do post) convide seus candidatos a refletirem e a serem sinceros. Também acho genial a idéia de ter um primeiro filtro ao se espalhar através das redes sociais e demais meios não tradicionais (atraindo, apenas, jovens "antenados" - para usar o termo do meu avô). No entanto, isto ainda é um processo seletivo, e no momento em que seu modelo se espalhar e se banalizar pelo mercado (como acontece com tudo) ele perderá ainda mais sua eficácia.

  1. Unknown says:

    Muito bom! Adorei mesmo. Vc mostrou o lado humano
    dentro desse rolo compressor que são os processos.
    abs Mona

  1. Cassia Feles says:

    Esse processo realmente e diferente, e tudo que e diferente e instigante.
    Acho bem mais interessante a empresa procurar talentos com o perfil de sua cultura, e isso, vem mesmo antes de salarios, beneficios e tudo mais, pois uma empresa quando perde sua identidade perde o norte, e como e a nova geraçao que dara continuidade ao sucesso da empresa essa seleçao me parece ser a mais adequada a essa necessidade.
    So tenho elogios a pessoa que teve essa brilhante e inovadora iniciativa.

  1. Vivi says:

    Parabéns pelo post GD! O artigo está muito bom,e o tema é interessantíssimo! E sugiro que vá nos posicionando, quanto as etapas que concluir neste processo! Boa sorte ...

Related Posts with Thumbnails