Top 10 ideias de negócio para 2010

Posted: 12 de janeiro de 2010 by Finho in Marcadores: , ,
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Depois das promessas, champanhes, sete ondinhas e primeiro dia de trabalho, começam as reflexões sobre as expectativas para o ano de 2010. Não é fácil saber o que virá pela frente, mas tampouco é impossível tornar-se um investidor bem sucedido. Com o objetivo de auxiliar os nossos leitores mais ousados, eu separei uma lista feita pelo SpringWise das melhores ideias de negócios de 2009.

Esses projetos já existem em algum canto do mundo, mas acredito que nenhum deles seja executado no Brasil. Vale notar que eles pertencem aos mais variados setores, muitos deles não exigem grande conhecimento da indústria e ainda possuem apenas cobertura nacional. Na realidade, muitos idealizadores estão buscando distribuidores locais para venderem seus produtos.
Espero que eles possam inspirá-los a criar novos negócios e que o ano de 2010 seja maravilhoso e rebuscado para os nossos leitores




1- Produção de alimentos em pequena escala através de modelos de assinatura

Nos últimos anos, pudemos observar diversos empreendimentos alimentícios não tradicionais como os populares carrinhos chiques estacionados nas ruas de NY que servem comida. Mas agora um novo modelo de negócios promete abalar o setor; o delivery ou a venda de alimentos baseado em um serviço de assinatura mensal. Além de ser conveniente para o consumidor, a proposta é vantajosa para o empreendedor que pode se arriscar em um novo negócio com um investimento inicial não muito alto. Por fim, vale lembrar que a produção em pequena escala permite que o produto seja efetivamente melhor para o consumidor e que base de dados de clientes pode ser utilizado para outros negócios no futuro.

2- Publicidade de baixo impacto ambiental

Percebendo que a preocupação ambiental é mais do que um modismo, a agência britânica Curb foi a pioneira em oferecer anúncios de baixo impacto ambiental, exclusivamente. A primeira ação baseou-se no uso da água da chuva para marcar o asfalto e a empresa logo partiu para técnicas mais inovadoras com areia, água do mar, grama e até uma bactéria que brilha no escuro para transmitir a mensagem dos seus clientes em prejudicar nosso planeta.

3 - Dispositivos para acompanhar a saúde

De faixas para cabeça sem fio que medem os padrões do sono até gadgets que medem cada passo dado, existe um crescente número de opções disponíveis para pessoas que querem acompanhar o seu comportamento em relação à saúde. A possibilidade de utilizar a internet para gravar, compartilhar, comparar e trocar informações que outrora ficavam restritas aos médicos é um grande apelo.

4 - Novas formas de Sampling ou Tryversting

Apesar de não ser uma tendência exatamente nova, vale ressaltar que o Brasil está engatinhando nesse quesito. O mundo já está repleto de locais diferenciados dedicados a oferecer amostras grátis para ávidos consumidores que não conseguem resistir à oferta de produtos gratuítos. A Bélgica conta com vending machines contendo apenas amostras enquanto Japão e Espanha possuem cafés e lojas específicas para esse fim. Devemos ficar de olho pois esse conceito deve se expandir.

5 - Paineis Solares e Turbinas de Vento posicionados discretamente em telhados.

Muitos moradores desistem de adicionar painéis solares e turbinas de vento em seus lares pelo aspecto estético que elas apresentam. Para resolver essa questão, alguns engenheiros visionários estão criando opções que se parecem com telhados comuns, camuflando-se com a textura natural do teto. É mais uma invenção inexistente no Brasil e amigável ao meio ambiente que deve explodir na próxima década tanto em termos de distribuição, quanto em desenvolvimento de produtos similares.

6- Varejo rotativo em aeroportos e shoppings

Os lojistas ganharam recentemente uma nova forma de distribuir os seus produtos: o varejo rotativo. A Planeshop localizada no aeroporto de Glasgow é uma loja permanente que abriga marcas distintas, uma de cada vez, por um período limitado de tempo. As marcas podem inclusive alterar a fachada da loja de acordo com suas respectivas identidades visuais. Na Holanda, a BrandNewStores promete ir além transformando o varejo rotativo em uma cadeia de lojas espalhadas peo país.

7 - Administração remota de fazendas

Essa ideia parece um grande absurdo à primeira vista, mas devemos lembrar que o aplicativo "Farmville" do Facebook, que permite que o jogador administre uma fazenda virtual, se tornou uma referência com 73,8 milhões de usuários ativos em Janeiro de 2010. A startup italiana Le Verdure Del Mio Orto oferece uma espécie de "Farmville real", ou seja, terrenos de plantio controláveis diretamente via browsers da web. Nas épocas adequadas, a produção é colhida e entregue diretamente aos consumidores em menos de 24 horas.

8- Conectando consumidores criativos com fabricantes locais

A era do "não posso fazer porque não tenho volume" está chegando ao fim. De uma parceria entre a neozelandesa Ponoko e a americana ShopBot Tools, surgiu um empreendimento denominado 100kgarages. A 100k é uma comunidade espalhada pelo mundo que aglomera todas as ferramentas necessárias para desenvolver praticamente qualquer projeto criativo. A grande rede permite que designers ou consumidores transformem suas ideias em produtos físicos independente da escala ou demanda, gerando uma grande oferta para pequenos produtores.

9- Pagar aos consumidores para promoverem os seus produtos

Estamos cada vez mais engajados na vida das marcas que amamos. Soma-se à isso, a nossa constante busca pelo aumento da renda e já temos uma nova tendência. Algumas empresas já estão angariando os seus consumidores (ou fãs!) para assumir o papel de marketeiros de produtos que eles já estão acostumados a usar e de certa forma “vender” (mesmo que não tecnicamente). Os grandes exemplos nessa seara são bandas que pagam para os fãs promoverem localmente os seus shows e pequenas empresas que precisam de auxílio para o lançamento de novos produtos.

10 - Sacolas descartáveis transformando excrementos humanos em fertilizante

O que você diria de um produto que tem uma demanda potencial de 2,6 bilhões de pessoas? Pois essa é a quantia de pessoas que não têm acesso à banheiros no mundo. Pensando nisso, um idealizador inventou o Pepoo bag. Ela é uma sacola descartável e biodegradável que contém um líquido responsável por desinfetar todos os dejetos. As sacolas permanecem sem odor por 24 horas, tempo suficiente para que ela seja seguramente enterrada. Em um período de 2 a 4 semanas após o uso, o conteúdo é convertido em fertilizante de alta qualidade, raro em diversas áreas e que pode se tornar uma fonte de enriquecimento para a população local.

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